Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 1.7/5 (3961 votos)

ONLINE
2


 

how to stream super bowl 2021



Total de visitas: 854606

Resiliência: necessidade em tempos difíceis

Resiliência: necessidade em tempos difíceis

Resiliência: necessidade em tempos difíceis

Profª. Drª Edna Paci~encia Vietta

Psicóloga Cognitivo-Comportamental

                                           

 

Resiliência: necessidade em tempos difíceis

Como lidar com os problemas que nos têm afligido nesses ultimos anos e seguir em frente? Uma alternativa é recorrer a uma característica milenar que nos permite enfrentar a adversidade: a Resiliência.

Desde a declaração da Pandemia da COVID-19 as condições econômicas, sociais, políticas e culturais sofreram grandes impactos, mudando completamente os rumos da nossa vida cotidiana. E o momento requer muita Resiliência, para esse enfrentamento.

Nunca mais seremos os mesmos. A pandemia é épica, um poder maior que nós, e temos que ser flexíveis, resilientes o suficiente para sobreviver. Em meio ao cenário econômico atual com as incertezas políticas e econômicas que estamos vivendo, somado aos seus impactos nas organizações familiares, impresarial e governamental, se faz imprescindível nosso fortalecimento físico, mental, emocional, espiritual e social. Fortalecer nossa resiliência é certamente, o caminho.

Na física, Resilência, significa a capacidade que alguns materiais têm em absorver impactos e retomarem à forma original. É a incrível capacidade que o ser humano tem em se superar após enfrentar um desastre (uma pandemia, uma doença grave, um acidente, uma perda significativa, uma crise financeira, outras situações adversas) .

Na Psicologia, Resiliência, refere-se à habilidade do indivíduo para lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão em situações críticas, ou de conflitos, estresse, algum tipo de evento traumático, entre outros sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, estando apta a encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades.

O Bambu é o símbolo da Resiliência porque é a planta mais flexível do mundo, ele sobrevive a todo tipo de catástrofe, furacões, tempestades e tsunamis. Ele possui a capacidade de envergar totalmente a sua estrutura e rapidamente voltar a sua forma natural após uma severa tempestade

O conceito de resiliência se refere à capacidade de um indivíduo lidar bem com adversidades. É a capacidade de se adaptar em situações difíceis ou de fontes significativas de estresse. Na prática, quer dizer que diante de uma adversidade, a pessoa pode utiliza-se de sua força interior para se manter sadio ou se recuperar.

Muito usada para descrever o comportamento do ser humano, a palavra Resiliência significa que a pessoa supera seus problemas com mais tranquilidade, passando por eles com leveza e sabedoria. Para a Psicologia, uma pessoa resiliente tem maior resistência e equilíbrio frente às adversidades.

Pessoas resilientes são flexíveis tanto mental quanto emocionalmente. Sentem-se muito confortáveis em utilizar qualidades e comportamentos aparentemente opostos. São indivíduos que têm facilidade em ser ao mesmo tempo lógicos e intuitivos, sérios e brincalhões, calmos e entusiasmados, fortes e gentis.

Ao ter um bom autocontrole das emoções, é possível se adaptar melhor às situações que exigem mudanças, serenidade e raciocínio claro. Como visto, a resiliência é uma das virtudes mais importantes para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. É a capacidade de se adaptar e se recuperar diante das adversidades e mudanças, sem perder a confiança ou o entusiasmo. A Resiliência é a flexibilidade que nos permite lidar com o estresse, as frustrações e as falhas, transformando-as em oportunidades de crescimento e inovação.

Ter relacionamentos de apoio em sua vida, como família e amigos, são uma forma de desenvolver a resiliência. Afinal, os relacionamentos positivos e saudáveis são uma forma de apoio para tranquilizar e apoiar. Desse modo, pessoas com bases de apoio conseguem se recuperar melhor de situações difíceis.

Como fortalecer a resiliência?

Tenha boas conexões, como por exemplo com amigos e familiares.

Aceite que a mudança faz parte da vida.

Não veja crises como um problema sem solução.

Tome decisões ativas.

Avance em direção a seus objetivos.

Olhe para as oportunidades ao seu redor.

Não existe melhor momento para o ser humano aprender e se tornar melhor, do que em tempos de adversidade.

Ser resiliente tem a ver com resistir e recuperar, superar obstáculos, recuperar e retornar a nossa condição original. Associada a persistência que é a capacidade de se manter firme e insistir nos nossos objetivos, tudo fica mais fácil para alcançar as metas desejáveis . Não existe melhor momento para o ser humano aprender e se tornar melhor, do que em tempos de adversidade.