Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 1.7/5 (3961 votos)

ONLINE
1


 

how to stream super bowl 2021



Total de visitas: 854596

Maturidade Emocional

Maturidade Emocional

Maturidade Emocional

Profª Drª Edna Paciência Vietta

Psicóloga Cognitivo-Comportamental

                                                   

A Maturidade Emocional é a capacidade que uma pessoa tem de gerir as suas emoções e os fatores que geram estresse em sua vida de uma forma saudável. Tem papel fundamental nas nossas relações porque nos auxilia a resolver conflitos e a estabelecer relacionamentos seguros, saudáveis e duradouros.

Sinais comuns entre pessoas emocionalmente maduras.

Responsabilidade: Maturidade emocional significa ser capaz de admitir quando você está errado e enfrentar as consequências de seus próprios erros com compreensão e dignidade.

Autoconhecimento: A autoconsciência é um dos fundamentos da maturidade emocional. Quando você é autoconsciente, significa ser capaz de identificar seus estados emocionais, ver seus pensamentos e ações de todos os ângulos e julgar-se com base nos mesmos padrões que você julga os outros.

Empátia: pessoas emocionalmente maduras são capazes de tirar o foco de suas próprias necessidades e pontos de vista e se concentrarem nas realidades emocionais dos outros;

Conseguem reconhecer e compartilhar o que está sentindo: e a compreender o que o motiva a se sentir assim. São capazes de administrar os seus sentimentos de maneira saudável;

São pessoas flexíveis e de mente aberta. Conseguem responder aos desafios da vida com uma mente aberta e criativa; são proativas, assertivas e não detém conhecimentos.

São capazes de estabelecer relações produtivas, de trocas de conhecimentos: a habilidade de manter relações seguras e duráveis .

Exercem responsabilidade sob suas ações: levam em consideração como as suas ações vão afetar outros e assume a responsabilidade quando atitudes suas causam algum tipo de dano ou outro ou ao ambiente;

Estabelecem limites saudáveis: isso significa ser capaz de declarar quais são seus limites emocionais para si mesmo e para os outros, e de manter esses limites com firmeza quando confrontados;

Buscam solucionar conflitos, ao invez de prolongar a discórdia ou favorecer o caos.

Conseguem lidar com o estresse de maneira saudável , se manter calmo e não entra em desespero quando não conseguir enfrentá-lo, por sí só, aceitando buscando ajuda de um lider ou profissional.

Uma das grandes aliadas para o desenvolvimento da Maturidade Emocional é a psicoterapia , para trabalhar uma melhor identificação, compreensão e administração dos seus sentimentos, com vistas a desenvolver relações mais produtivas, seguras e duradouras.

No ambiente profissional, pessoas emocionalmente maduras tendem a desenvolver relações amistosas com os colegas e a se sentirem mais felizes e satisfeitas no ambiente de trabalho. São mais otimistas; sabem lidar melhor com situações de pressão; sabem reconhecer seus talentos e limitações; sabem lidar com as limitações de outros; sabem ouvir, dar feedback, além de manifestarem críticas de maneira construtiva; apresentando maior facilidade de encontrar soluções para os conflitos, sem necessariamente punir, humilhar ou constranger pessoas.

Ter maturidade emocional é algo muito desejado. Ela nos proporciona ajuda em nossa evolução pessoal, familiar, conjugal, social e profissional de modo que tenhamos mais sucesso em todos os âmbitos da vida, dos relacionamentos, até mesmo o sucesso em nossa carreira.

 

Profª Drª Edna Paciência Vietta

Psicóloga Cognitivo-Comportamental